quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VEJA A ENTREVISTA DO PREFEITO ELEITO DE MACAPÁ


PSOL deve aceitar doação de bancos e de empreiteiras, diz prefeito eleito de Macapá

PUBLICIDADE
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
O primeiro prefeito eleito do PSOL em uma capital, Clécio Luís, 40, disse que o seu partido deve considerar receber doações financeiras de empreiteiras e de bancos. Embora seja favorável a financiamento público na política, ele acredita que a legenda precisa rever o conceito inscrito em seu programa que a impede de aceitar dinheiro de grandes empresas.
"Para enfrentarmos eleições, nós temos que ter estrutura para podermos nos movimentar", disse o prefeito eleito de Macapá (AP), em entrevista ao "Poder e Política", projeto da Folha e do UOL. "Para termos as mesmas ferramentas [dos adversários], nós podemos aceitar, sim, o financiamento, na atual conjuntura, de empresas e bancos".

Trechos da entrevista com Clécio Luís - 10 vídeos


PSOL deve aceitar doação de bancos e empresas (2:18)
Prefeito eleito pelo PSOL em Macapá afirmou que partido deve dispor 'das mesmas ferramentas' de que dispõem os outros partidos para disputar eleições.
Compartilhe este vídeo:
O PSOL nasceu em 2005 de uma dissidência do PT. À época, a separação se deu porque haveria uma excessiva aproximação do petismo com métodos tradicionais da política. Mas ao aceitar financiamento de grandes empresas o novo partido não faria agora o que rejeitou no passado? "Nós não temos relações orgânicas com esses grupos", responde Clécio.
Eleito em Macapá com 101 mil votos, a nova estrela do PSOL venceu um conjunto de forças que incluíam o senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No segundo turno, o PSOL recebeu apoio até de setores do DEM -como o candidato derrotado a prefeito por essa sigla, Davi Alcolumbre.
Clécio não enxerga óbices em apoios recebidos de maneira incondicional, mesmo que venham de partidos que classifica como sendo "de direita". Faz uma ressalva: não há como se aliar ao DEM ou ao PSDB para governar. Mas o PSOL em Macapá aceitará apoio de integrantes de qualquer uma das 30 agremiações políticas existentes.
É comum comparar o PSOL de hoje ao PT dos anos 80, mas o discurso de Clécio é diferente dos petistas de duas décadas e meia atrás: "Eu não saí do PT para construir um antipartido, para construir a antipolítica, o anti-PT. Eu saí com a convicção de que nós podemos construir uma alternativa".
Para Clécio, o PSOL deve ter uma "política de reaproximação" com siglas como PC do B, PPS, PV, e até "com o PT". Sobre 2014, o prefeito moderado do PSOL avalia que talvez seja prudente o seu partido apoiar para governador do Amapá algum político de legendas que sejam aliadas. Na disputa presidencial, cita dois nomes próprios da sua sigla como eventuais candidatos ao Planalto: o do senador Randolfe Rodrigues (AP) e o da ex-deputada federal Luciana Genro (RS).
Em Brasília para ter reuniões com as bancadas de deputados e senadores do Amapá, Clécio também será recebido por vários ministros de Estado. Busca verbas para governar Macapá, cujo orçamento anual é de R$ 500 milhões, mas tem uma arrecadação própria de apenas R$ 40 milhões.
Acesse a transcrição completa da entrevista.
A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):
1) Quem é Clécio Luís? (1:04);
2) Apoio do DEM ao PSOL em Macapá não foi orgânico, diz Clécio (2:31);
3) PSOL aceita apoio, mas não governa com adversário, diz Clécio (1:33);
4) PSOL deve se aproximar do PT, diz Clécio Luís (0:53);
5) PSOL deve aceitar doação de bancos e empreiteiras, diz Clécio (2:18);
6) Cuba e Venezuela são mais democráticos que China, diz Clécio (3:14);
7) PSOL reestatizaria Vale, diz prefeito do partido (0:24);
8) Randolfe e Luciana Genro são opções do PSOL para 2014 (0:48);
9) Clécio Luís (PSOL) diz que pedirá audiência com Dilma (1:07);
10) Íntegra da entrevista (40 min.);

Clécio Luís no Poder e Política

 Ver em tamanho maior »
Sergio Lima/Folhapress
AnteriorPróxima
O prefeito eleito de Macapá, Clécio Luís (PSOL), participa do programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário