sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VC NÃO SABE FAZER CITAÇÃO NO SISTEMA AUTOR-DATA? VEJA OS EXEMPLOS


Sempre que é feita uma citação, deve-se utilizar o sistema autor-data (item 5.1) e inserir a referência completa ao final do artigo (item 7). As citações obedecem à Norma 10.520 da ABNT. 


VEJA OS EXEMPLOS EXIGIDOS PELA REVISTA JURÍDICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Perceba que em alguns casos eles pedem mais do que a ABNT exige, como por exemplo a página na citação indireta, mas não é errado, é apenas uma outra forma de fazer a citação.

5.1   Sistema de chamada das citações:utiliza-se o sistema autor-data, segundo o qual se emprega o sobrenome do autor ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação de onde se retirou o trecho transcrito.
5.1.1          Citação indireta sem o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses, a referência autor-data completa. Exemplo:
A criança passa a ocupar as atenções da família, tornando-se dolorosa a sua perda e, em razão da necessidade de cuidar bem da prole, inviável a grande quantidade de filhos (ARIÈS, 1973, p. 7-8).
5.1.2          Citação indiretacom o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses, o ano e a(s) página(s) da publicação. Exemplo:
Duarte e Pozzolo (2006, p. 25) pontuam que a ideologia constitucionalista adota o modelo axiológico de Constituição como norma, estabelecendo uma defesa radical de interpretação constitucional diferenciada da interpretação da lei.
5.1.3          Citaçãodireta sem o nome do autor expresso no texto:deve conter o trecho citado entre aspas e apresentar, entre parênteses, a referência autor-data completa. Exemplo:
Mas esse prestígio contemporâneo do Poder Judiciário decorre menos de uma escolha deliberada do que de uma reação “de defesa em face de um quádruplo desabamento: político, simbólico, psíquico e normativo” (GARAPON, 2001, p. 26).
5.1.4          Citação diretacom o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses e junto ao nome do autor, o ano e a(s) página(s) da publicação. Exemplo:
Pensando no realce à condição brasileira, interessante notar, nos termos pro­postos por Anthony Pereira (2010, p. 184), que o golpe de 1966 na Argentina foi:
[...] estreitamente associado ao golpe brasileiro. Ambas as intervenções foram descritas como ‘revoluções’ pelas forças armadas dos dois países. O golpe brasileiro, reconhecido com rapidez pelos Estados Unidos, pode ter dado aos oficiais argentinos o sinal de que uma nova intervenção militar na política não teria custos demasiadamente altos.
.2   Recuo das citações
5.2.1          Citações com até três linhas:devem permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce.Exemplo:
O autor registra ainda que, segundo o artigo 138 do Código Comercial Alemão, “não basta que os juros sejam excessivos, nem também a mera desproporção entre prestação e contraprestação, pois é preciso que o contrato em seu todo [...] seja atentatório aos bons costumes, ou seja, imoral” (WEDY, 2006, p. 12).

5.2.2          Citações com mais de três linhas:Devem ser separadas do texto nas seguintes configurações:
5.2.2.1    Recuo de parágrafo:4 cm da margem esquerda.
5.2.2.2    Fonte: Arial ou Times New Roman
5.2.2.2.1           Tamanho: 11 pontos
5.2.2.2.2           Estilo:Regular
5.2.2.3    Espaçamento entre linhas:simples
5.2.2.4    Alinhamento:texto justificado
5.2.2.5    A citação não deve conter aspas. Exemplo:
De fato, na consulta organizada por Jacques Maritain a uma série de pensadores e escritores de nações membros da UNESCO, que formaram a Comissão da UNESCO para as Bases Filosóficas dos Direitos do Homem, em 1947, é possível observar que Mahatma Gandhi destacou justamente a dimensão do dever para a preservação do direito de todos:
Os direitos que se possa merecer e conservar procedem do dever bem cumprido. De tal modo que só somos credores do direito à vida quando cumprimos o dever de cidadãos do mundo. Com essa declaração fundamental, talvez seja fácil definir os deveres do homem e da mulher e relacionar todos os direitos com algum dever correspondente que deve ser cumprido. Todo outro direito só será uma usurpação pela qual não valerá a pena lutar. (MARITAIN, 1976, p. 33)
Em segundo lugar, essa aceitação se deu porque tanto o esboço chileno [...].

5.3   Destaques nas citações

Os destaques devem ser reproduzidos de forma idêntica à constante do original ou podem ser inseridos nas citações pelo autor.

5.3.1          Destaques no original:Após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) no original”, entre parênteses. Exemplo:
A escola ocupa o lugar central na educação, enclausurando a criança em contato apenas com seus pares e longe do convívio adulto. “A família tornou-se um espaço de afeição necessária entre os cônjuges e entre pais e filhos” (ARIÈS, 1973, p. 8, grifos no original).
5.3.2          Destaques do autor do artigo: Após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) nosso(s)”, entre parênteses. Exemplo:
Em suma, o ambiente de trabalho constitui-se em esfera circundante do trabalho, espaço transformado pela ação antrópica. Por exemplo, uma lavoura,por mais que seja realizada em permanente contato com a terra,caracteriza-se como um meio ambiente do trabalho pela atuação humana. Em outras palavras, apesar de a natureza emprestar as condições para que o trabalho seja realizado, a mão semeia, cuida da planta e colhe os frutos da terra, implantando o elemento humano na área de produção. (ROCHA, 2002, p. 131, grifos nossos)
5.4   Tradução de citação em língua estrangeira: as citações em língua estrangeira devem sersempretraduzidas para o idioma predominante do artigo nas notas de rodapé, acompanhadas do termo“tradução nossa”, entre parênteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário