sexta-feira, 2 de março de 2012

Procurador reabre casos de desaparecidos na ditadura
Ministério Público Militar usa artifício jurídico para driblar Lei da Anistia
Miriam Leitão
Cláudio Renato, especial para O Globo
Publicado: 1/03/12 - 23h44
Atualizado: 2/03/12 - 0h35
RIO - Rubens Paiva, Mário Alves de Souza, Stuart Angel Jones e Carlos Alberto Soares de Freitas foram presos pelos órgãos de segurança em 1971 e desapareceram. Os dois primeiros, segundo testemunhas, foram torturados e mortos no DOI-Codi, na Rua Barão de Mesquita. Stuart Angel foi espancado e arrastado por um carro com a boca no cano de escape na Base Aérea do Galeão. Carlos Alberto, o Beto, morreu na Casa da Morte, centro de tortura clandestino das Forças Armadas em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Os corpos nunca apareceram. Os quatro casos estão entre os 39 do Rio e do Espírito Santo reabertos no Rio pelo promotor da Justiça Militar Otávio Bravo. Ele achou um novo caminho jurídico.
Veja também
Veja galeriaFotogaleria Rubens Paiva
Vídeo Procurador reabre caso de Rubens Paiva
Vídeo Trecho de documentário sobre Rubens Paiva
Programa Espaço Aberto com Miriam Leitão
Pela primeira vez, filha de Rubens Paiva conta o que passou
General duvida que Dilma tenha sido torturada na ditadura
Rubens Paiva foi torturado por se recusar a entregar perseguido
Ministra: ‘Comissão da Verdade vai investigar responsabilidades’
- O Supremo Tribunal Federal equiparou o desaparecimento forçado, quando é feito por agentes do Estado, ao crime de sequestro, que permanece. Só se encerra quando aparece a pessoa ou o corpo. O crime aconteceu antes de 1979, mas será que terminou antes de 79? Como essas pessoas, inclusive Rubens Paiva, continuam desaparecidas, o raciocínio jurídico é que o sequestro continua em curso. Se o corpo aparecer, então é crime de ocultação de cadáver.
Ele sustenta, com base nisso, que nesses casos não se aplica a Lei da Anistia, que encerrou os crimes praticados antes de 1979. Bravo está tentando recuperar no Supremo Tribunal Militar arquivos antigos, como o inquérito de 1986 sobre o caso Rubens Paiva. Ele foi aberto logo após a redemocratização. Os militares pressionaram e, por decisão da Procuradoria Geral Militar na época, o inquérito foi arquivado. Bravo ainda não obteve os originais desse inquérito.Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/procurador-reabre-casos-de-desaparecidos-na-ditadura-4120831#ixzz1ny33R9Cf

Nenhum comentário:

Postar um comentário