terça-feira, 15 de maio de 2012

15 DE MAIO DE 1895 - MASSACRE NA VILA DO AMAPÁ

Os franceses invadem a vila
Era uma quarta-feira, 15 de maio de 1895. A população adulta se encontrava nos seus afazeres diários, seja no centro da vila, seja no campo, tomando conta do gado ou das "tarefas da roça". Cabralzinho encontrava-se em sua casa descansando, próximo à Igreja, pois havia chegado de madrugada de uma viagem que fizera, para atender a uma criança doente na região dos Lagos.
Os franceses desde cedo vinham subindo o rio Amapá Pequeno, a bordo da canhoneira Bengali, que era pilotada por um brasileiro de nome Evaristo Raimundo. O comando era do capitão-tenente Lunier e a missão tinha a finalidade de prender Cabralzinho se este resistisse à ordem de soltar Trajano. Após a prisão de Cabral, os gendarmes deveriam leva-lo para Caiena.
Os invasores desembarcaram às 9 horas e foram logo em direção à residência de Veiga Cabral. A casa foi cercada por uma patrulha enquanto que outra vinha do outro lado, deixando um rastro de mortes entre velhos, mulheres e crianças amaparinas.
As declarações do capitão Lunier foram ouvidas com bastante clareza. Diante da negativa de Cabralzinho, formou-se o combate. Com poucos minutos os amigos de Cabral começaram a vir, e oitenta homens, comandados pelo capitão Lunier, começaram a lutar descontroladamente, talvez por causa da morte de seu comandante, e preocupados também com a baixa da maré que provocaria, com certeza, o encalhe da embarcação, que tinha casco muito fundo.
LEIA MAIS AQUI SOBRE ESSE IMPORTANTE MOMENTO DE NOSSA HISTÓRIA

AQUI VC LÊ UM ARTIGO CIENTÍFICO COMPLETO SOBRE A QUESTÃO DO CONTESTADO NO AMAPÁ ( VEJA PÁGINA 75 TÍTULO  Rio Branco e a Consolidação da
Amazônia Brasileira: A Questão do Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário