quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inscrições abertas para o programa Climate Generation

A Assessoria Internacional e de Parcerias (AIP) informa que o British Council, a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, está com inscrições abertas, até o dia 08 de julho, para o programa Climate Generation, destinado a jovens ativistas de mudanças climáticas entre 16 e 35 anos.

Os selecionados farão parte da rede internacional de Climate Champions que reúne jovens de todo o mundo que compartilham o interesse pela busca de soluções sustentáveis para os impactos das mudanças climáticas. Também terão a oportunidade de solicitar apoio financeiro para seus projetos e candidatarem-se para participar de eventos nacionais e internacionais, como por exemplo, a conferência das Nações Unidas sobre o clima, COP16, que, em 2010, será realizada no México.

Para mais informações sobre o projeto e como participar acesse este link.

Professor do CEAP ganha prêmio literário

O professor Ivan Carlo, docente dos cursos de Dirieto, Design e Administração e conhecido nos meios literários como Gian Danton, foi o grande ganhador do I Concurso de crônicas e contos da editora Geração. Entre 230 textos enviados de todos os locais do Brasil, o seu conto “Casamento” foi escolhido em primeiro lugar.
O objetivo do concurso é revelar novos talentos, publicando-os no site da editora.
O texto do professor Ivan Carlo foi considerado pela editora como conciso e de humor negro. Parabéns sobre seu belo e conciso texto de humor negro sobre o casamento, que tivemos o prazer de premiar e publicar em nosso site”, disse Luiz Fernando Emediato, editor e proprietário da Geração, em matéria publicada no blog da editora.
O texto pode ser lido no site da Geração: http://www.geracaobooks.com.br/colunistas/colunista.php?id=1063.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia do orgulho autista

Austismo é um transtorno que causa atraso no desenvolvimento infantil, principal na socialização, comunicação e imaginação. O Dia do Orgulho Austista foi criado para que a sociedade aceite os autistas como são, com respeito, e não como doentes.
No Amapá existe a Associação de pais e amigos dos autistas, localizada na Av. Clodóvio Coelho, 1716, Buritizal, fone 3225 6329.

Acadêmicos do CEAP se destacam em processo seletivo do TRT


Os acadêmicos do curso de direito do CEAP conseguiram os dois primeiros lugares da seleção de estagiários do Tribunal Regional do Trabalho para as varas trabalhistas de Macapá. Das 7 vagas, 3 foram ocupadas pelos alunos do curso de Direito do  CEAP. Vejam os resultados.


1º LUGAR OTNIEL JUSTINO GARCIA MEDEIROS (5DIN1)

 

 

 


2º LUGARLUIZ ALBERTO SANTOS DE SOUSA (8DIN1)


5º LUGAR  RAYSSA CARVALHO DA SILVA (5DIV1)

 

 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Núcleo de Práticas Jurídicas realiza ação social


No último dia 12 de junho o Núcleo de Pratica Jurídica do CEAP, coordenou a 1ª Ação Social 2010,  realizada na Escola Agrícola Padre Piamarta. O evento contou com a participação de diversas instituições publicas e privadas do Estado, entre elas o SESI, o Cartório Jucá, e o DEFENAP.
O Núcleo de Pratica Jurídica prestou serviços de atendimento jurídico através de seus professores e acadêmicos do Curso de Direito. O curso de Educação Física colaborou através da Caravana do Recreio , organizada por seus acadêmicos e professores. Também foram feitas doações de alimentos arrecadados durante a Semana Jurídica.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Audiência pública

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá realizará uma audiência pública com o tema Como se faz uma eleição no dia 21 de junho, das 8 às 12 horas, no teatro das Bacabeiras.
A presença no evento vale como atividade complementar, equivalente a 4 horas.
As inscrições podem ser feitas no site do TRE AP.

Como torcemos

terça-feira, 15 de junho de 2010

É hoje!


Hoje será o primeiro jogo da seleção brasileira na copa do mundo. Vamos todos torcer pelo Brasil e aproveitar para votar na enquete ao lado.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Seminário Nacional de Perícia

Acontece, de 29 de junho a 02 de julho o SEMINARIOS NACIONAIS DE PERÍCIAS DE CRIMES CONTRA A VIDA, BALÍSTICA FORENSE  E IMPRESSÕES PAPILARES. 
O evento ocorrerá no Centro Cultural Franco-amapaense e contará com a presença de 35 palestrantes nacionais, incluindo Rosangela Monteiro (caso Nardoni) e Ilana Casoy (caso Rischtofen).


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mestrado em Direito Ambiental

A Unifap está abrindo vagas para o mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Clique aqui para acessar o edital.

O filme "Meu Nome não é Jhonny" sob a ótica do Direito

A turma 3DIN 2 promove nesta sexta-feira (11/06/2010), debate sobre o filme "Meu Nome não é Jhonny". A análise do enredo da obra sobe o prisma jurídico vai evidenciar a ocorrência de violação/acolhimento de normas penais/constitucionais no dia-a-dia do cidadão brasileiro. 
O trabalho seguiu a orientação dos professores Orlando Júnior (Direito Constitucional) e Mubarack (Direito Penal), se enquadrando na percepção de que o direito tem que ser analisado de forma homogênea na formação profissional dos acadêmicos do CEAP.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Novo código

A decisão de votar a toque de caixa a proposta do novo Código de Processo Penal deixou preocupada hoje a comunidade jurídica. No Senado, é dado como certo que a proposta do novo CPP será votada em plenário hoje, terça. Leia mais

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mais velozes e mais justos

Para agilizar processos, novo Código de Processo Civil prevê sentença única em casos iguais
Natanael Damasceno:
Menos formalismo e mais agilidade nos corredores da Justiça. Esse é o principal objetivo do anteprojeto do novo Código de Processo Civil, que será entregue amanhã ao Senado.
Elaborado ao longo de seis meses por uma comissão de juristas, juízes e desembargadores, o texto traz propostas como a limitação do número de recursos, que retardam a conclusão dos processos, e a inclusão dos avanços da informática na tramitação dos casos para agilizar o trabalho do Judiciário. Leia mais

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Professor do CEAP participa como delegado de Congresso de Psicologia

O professor Nazir Rachid, da disciplina Psicologia Geral e Jurídica será o delegado amapaense no VII Congresso Nacional da Psicologia. O objetivo do encontro será estabelecer um norte da atuação profissional dos psicólogos no Brasil.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Alunos do 2o semestre apresentam trabalhos interdisciplinares

Dois dos princípios do curso de Direito do CEAP são a interdisciplinaridade e a iniciação científica. Isso pode ser visto ontem por quem assistiu a apresentação dos alunos da turma 2 Din1 na XIV Semana de Estudos Jurídicos. Os alunos expuseram os resultados de suas pesquisas realizadas  sob orientação de todos os professores do semestre. Os temas abordados foram Violência contra a mulher, Idosos e Adoção. Na banca de avaliação estavam os professores Ivan Carlo e Camila Ilário.

Apresentação de pôsteres

A apresentação de pôsteres, que já havia iniciado no Tríduo Jurídico, teve continuidade durante a XIV Semana de Estudos Jurídicos. Ontem, dia 01 de junho, foram apresentados dois pôsteres, resultado de um trabalho interdisciplinar dos professores do 7o e 8o semestre. Além de estimular uma visão interdisciplinar dos conteúdos, o trabalho pretende também contribuir para a iniciação científica dos alunos. Acima, dois instantâneos das apresentações.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Shakespeare invade a Semana de Integração Acadêmica

O autor inglês Willian Shakespeare foi o assunto de uma das apresentações mais comentadas no primeiro dia da Semana de Integração Acadêmica e XIV Semana Jurídica. Orientados pela professora Márcia Cristiane, os alunos de Direito, Administração e Contabilidade apresentaram resenhas das obras do dramaturgo. Além dos comentários e resumos, houve até uma encenação de O mercador de Veneza, realizada pelos alunos de Direito.

Palestra sobre psicopatas é um sucesso

A palestra "Psicopatas na sociedade", ministrada pelo professor Ivan Carlo, foi uma das grandes atrações do primeiro dia a XIV Semana de estudos Jurídicos. Tanto à tarde quanto a noite o evento lotou o NPJ, com média de 120 pessoas. A palestra da tarde contou com a presença do promotor Flávio Cavalcante e do delegado Celso Sousa. Os dois elogiaram o CEAP pela inciativa e destacaram a importância de se falar sobre psicopatia no curso de Direito, um tema até então pouco conhecido. "É importante que os operadores de Direito saibam lidar com esse tipo de situação".