sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VC NÃO SABE FAZER CITAÇÃO NO SISTEMA AUTOR-DATA? VEJA OS EXEMPLOS


Sempre que é feita uma citação, deve-se utilizar o sistema autor-data (item 5.1) e inserir a referência completa ao final do artigo (item 7). As citações obedecem à Norma 10.520 da ABNT. 


VEJA OS EXEMPLOS EXIGIDOS PELA REVISTA JURÍDICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Perceba que em alguns casos eles pedem mais do que a ABNT exige, como por exemplo a página na citação indireta, mas não é errado, é apenas uma outra forma de fazer a citação.

5.1   Sistema de chamada das citações:utiliza-se o sistema autor-data, segundo o qual se emprega o sobrenome do autor ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação de onde se retirou o trecho transcrito.
5.1.1          Citação indireta sem o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses, a referência autor-data completa. Exemplo:
A criança passa a ocupar as atenções da família, tornando-se dolorosa a sua perda e, em razão da necessidade de cuidar bem da prole, inviável a grande quantidade de filhos (ARIÈS, 1973, p. 7-8).
5.1.2          Citação indiretacom o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses, o ano e a(s) página(s) da publicação. Exemplo:
Duarte e Pozzolo (2006, p. 25) pontuam que a ideologia constitucionalista adota o modelo axiológico de Constituição como norma, estabelecendo uma defesa radical de interpretação constitucional diferenciada da interpretação da lei.
5.1.3          Citaçãodireta sem o nome do autor expresso no texto:deve conter o trecho citado entre aspas e apresentar, entre parênteses, a referência autor-data completa. Exemplo:
Mas esse prestígio contemporâneo do Poder Judiciário decorre menos de uma escolha deliberada do que de uma reação “de defesa em face de um quádruplo desabamento: político, simbólico, psíquico e normativo” (GARAPON, 2001, p. 26).
5.1.4          Citação diretacom o nome do autor expresso no texto:deve apresentar, entre parênteses e junto ao nome do autor, o ano e a(s) página(s) da publicação. Exemplo:
Pensando no realce à condição brasileira, interessante notar, nos termos pro­postos por Anthony Pereira (2010, p. 184), que o golpe de 1966 na Argentina foi:
[...] estreitamente associado ao golpe brasileiro. Ambas as intervenções foram descritas como ‘revoluções’ pelas forças armadas dos dois países. O golpe brasileiro, reconhecido com rapidez pelos Estados Unidos, pode ter dado aos oficiais argentinos o sinal de que uma nova intervenção militar na política não teria custos demasiadamente altos.
.2   Recuo das citações
5.2.1          Citações com até três linhas:devem permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce.Exemplo:
O autor registra ainda que, segundo o artigo 138 do Código Comercial Alemão, “não basta que os juros sejam excessivos, nem também a mera desproporção entre prestação e contraprestação, pois é preciso que o contrato em seu todo [...] seja atentatório aos bons costumes, ou seja, imoral” (WEDY, 2006, p. 12).

5.2.2          Citações com mais de três linhas:Devem ser separadas do texto nas seguintes configurações:
5.2.2.1    Recuo de parágrafo:4 cm da margem esquerda.
5.2.2.2    Fonte: Arial ou Times New Roman
5.2.2.2.1           Tamanho: 11 pontos
5.2.2.2.2           Estilo:Regular
5.2.2.3    Espaçamento entre linhas:simples
5.2.2.4    Alinhamento:texto justificado
5.2.2.5    A citação não deve conter aspas. Exemplo:
De fato, na consulta organizada por Jacques Maritain a uma série de pensadores e escritores de nações membros da UNESCO, que formaram a Comissão da UNESCO para as Bases Filosóficas dos Direitos do Homem, em 1947, é possível observar que Mahatma Gandhi destacou justamente a dimensão do dever para a preservação do direito de todos:
Os direitos que se possa merecer e conservar procedem do dever bem cumprido. De tal modo que só somos credores do direito à vida quando cumprimos o dever de cidadãos do mundo. Com essa declaração fundamental, talvez seja fácil definir os deveres do homem e da mulher e relacionar todos os direitos com algum dever correspondente que deve ser cumprido. Todo outro direito só será uma usurpação pela qual não valerá a pena lutar. (MARITAIN, 1976, p. 33)
Em segundo lugar, essa aceitação se deu porque tanto o esboço chileno [...].

5.3   Destaques nas citações

Os destaques devem ser reproduzidos de forma idêntica à constante do original ou podem ser inseridos nas citações pelo autor.

5.3.1          Destaques no original:Após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) no original”, entre parênteses. Exemplo:
A escola ocupa o lugar central na educação, enclausurando a criança em contato apenas com seus pares e longe do convívio adulto. “A família tornou-se um espaço de afeição necessária entre os cônjuges e entre pais e filhos” (ARIÈS, 1973, p. 8, grifos no original).
5.3.2          Destaques do autor do artigo: Após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) nosso(s)”, entre parênteses. Exemplo:
Em suma, o ambiente de trabalho constitui-se em esfera circundante do trabalho, espaço transformado pela ação antrópica. Por exemplo, uma lavoura,por mais que seja realizada em permanente contato com a terra,caracteriza-se como um meio ambiente do trabalho pela atuação humana. Em outras palavras, apesar de a natureza emprestar as condições para que o trabalho seja realizado, a mão semeia, cuida da planta e colhe os frutos da terra, implantando o elemento humano na área de produção. (ROCHA, 2002, p. 131, grifos nossos)
5.4   Tradução de citação em língua estrangeira: as citações em língua estrangeira devem sersempretraduzidas para o idioma predominante do artigo nas notas de rodapé, acompanhadas do termo“tradução nossa”, entre parênteses.

ACESSE A REVISTA JURÍDICA DA PRESIDÊNCIA

capa-103.png

PARTICIPE! QUEM CONSEGUIR PUBLICAR ARTIGO GANHA 20 HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Âmbito Jurídico - O seu Portal Jurídico da internet
 
 
Se não deseja receber mais o clipping de notícias do Âmbito Jurídico, clique aqui neste link para se descadastrar.
Mensagem enviada através do site Âmbito Jurídico, visite nosso site, acesse agora mesmo www.ambito-juridico.com.br.
© 1998-2012 Âmbito Jurídico - O seu Portal Jurídico na Internet. Todos os direitos reservados.
 
Jornada Direito da Criança e do Adolescente

Estão abertas as inscrições para a Jornada Virtual de Direito da Criança, que será realizada nos dias 09 a 11 de outubro próximos. A Jornada contará com a apresentação de trabalhos de juristas do Brasil. Interessados en enaviar trabalhos devem fazê-lo até o dia 02/10, clicando aqui. Certificados serão entre 15 e 20 horas/aula.

Como fazer a inscrição
As inscrições estarão abertas até quarta-feira, dia 10/10. 
Se você quer fazer na Jornada Virtual de Direito da Criança e do Adolescente, e não sabe como se inscrever, siga as instruções abaixo:

1. Acesse o Âmbito Jurídico, em http://www.ambito-juridico.com.br e clique em login;
2. Coloque seu login (e-mail) e senha na área de identificação e tecle em entrar;
3. Clique em ensino e em seminários, e você será direcionado a página dos seminários, em: 
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=seminarios;
4. Nesta página, clique sobre o título do seminário que pretende se inscrever, e logo em seguida em inscrever-se agora;
5. Você será direcionado a página de pagamento e inscrição. Leia atentamente a página.O valor da inscrição é de R$ 25,00 e pode ser pago de duas maneiras:
5.1. Por meio de depósito ou transferência bancária para o Âmbito Jurídico;
5.2. Por meio de cartão de crédito pelo site do pagseguro . Solicitamos que somente utilize o pagseguro para pagamentos com cartão de crédito.
6. Leia atentamente as normas de participação.


Se você esqueceu sua senha ou tem qualquer dúvida entre em contato conosco pelo formulário de contato da página ou clique aqui (http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=contato).


Programa científico
Estará publicado no dia 03/10 na página da Jornada, clique aqui

Faculdades parceiras:

Queremos firmar convênios com Faculdades de Direito de todo o Brasil para a promoção das Jornadas e Simulados Virtuais Âmbito Jurídico em parceria com a sua faculdade. Para mais informações acesse: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=convenios_parcerias.
 
Mais informações:
Acesse a página da Jornada, clique aqui.

Barbosa: Marco Aurélio só é ministro por ser parente de Collor


Política

Barbosa: Marco Aurélio só é ministro por ser parente de Collor

Relator do processo do mensalão responde a integrante do STF que o havia criticado
Carolina Brígido, O Globo
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta quinta-feira à crítica do ministro Marco Aurélio Mello de que ele não teria condições de ser presidente da Corte devido aos constantes bate-bocas protagonizado com os colegas. Barbosa insinuou que Marco Aurélio não tinha estudado o suficiente para chegar ao cargo, mas se valido do parentesco com o ex-presidente Fernando Collor, que o nomeou.
- Ao contrário de quem me ofende momentaneamente, devo toda a minha ascensão profissional a estudos aprofundados, à submissão múltipla a inúmeros e diversificados métodos de avaliação acadêmica e profissional. Jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar - afirmou.

Foto: O Globo

Barbosa também disse que Marco Aurélio costuma ser um problema para todos os presidentes do STF. E ressaltou que obedece às regras de convivência aprendidas não apenas nos livros, mas na vida.
- Um dos principais obstáculos a ser enfrentado por qualquer pessoa que ocupe a Presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello. Para comprová-lo, basta que se consultem alguns dos ocupantes do cargo nos últimos 10 ou 12 anos. O apego ferrenho que tenho às regras de convivência democrática e de justiça me vem não apenas da cultura livresca, mas da experiência concreta da vida cotidiana, da observância empírica da enorme riqueza que o progresso e a modernidade trouxeram à sociedade em que vivemos, especialmente nos espaços verdadeiramente democráticos - disse.

Marco Aurélio lança dúvidas sobre capacidade de Barbosa presidir STF


Ministro do Supremo volta a criticar o relator do mensalão e se diz preocupado
André de Souza, O Globo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Melo voltou a criticar nesta quinta-feira o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, e lançou dúvidas sobre sua capacidade como presidente da Corte. Em novembro, com a aposentadoria do atual presidente, ministro Ayres Britto, Barbosa assumirá o comando do tribunal.
Na última quarta-feira, Barbosa se irritou várias vezes com o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, que divergiu dele em alguns pontos. Na ocasião, Marco Aurélio e outros ministros saíram em socorro de Lewandowski.
- Como ele (Joaquim Barbosa) vai coordenar o tribunal (quando se tornar presidente em novembro)? Como ele vai se relacionar com os demais órgãos, com os demais poderes. Não sei. Mas vamos esperar. Nada como um dia atrás do outro - disse Marco Aurélio antes do começo da sessão desta quinta, em que é julgado o mensalão.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Centro de Convenções do CEAP começa com casa cheia

PROFESSORA DO CEAP DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA UNIFAP


Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Departamento de Pós-Graduação

Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas


DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Convite


          A coordenação do Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas da UNIFAP, convida Vossa Senhoria para prestigiar as defesas de dissertação dos mestrandos:

1 - ELIZABETH FERGUSIN PIMENTEL
TEMA: A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL NA SUCESSÃO ENTRE EMPRESAS: A SUCESSÃO ENTRE A MINERADORA ICOMI S/A E SUAS ADQUIRINTES NO AMAPÁ
Orientador: Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino
Data: 27.09.2012 – Horário 16:30 horas – Bloco K – Sala 2.

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Daniel Gaio-UNIFAP.
Prof. Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho-UNIFAP       
Prof. Dr.Cássius Guimarães Chai – Avaliador externo.

sucesso Profª Elizabeth!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atenção Acadêmicos de Direito do CEAP:

Inscrições para o II FÓRUM DE DIREITO EMPRESARIAL na Coordenação de Direito do CEAP. As inscrições vão até amanhã, dia 27/09/2012 na Coordenação. Procurar a Secretária Suelen Morais ou o Estagiário Línike Lima. Para acadêmicos do CEAP a taxa de inscrição é de R$ 20,00, para acadêmicos de outras IES, R$ 30,00 e profissionais R$ 50,00.
Não Percam!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

faça anotações com o método Cornell


Imagem 2/8: O método Cornell consiste em dividir o espaço da folha de papel em três partes: a das informações principais, a das palavras-chave e a das relações entre os conteúdos Mais 



Veja os vários métodos de anotações neste LINK

DEZ ERROS PARA QUEM ESTUDA


  • 1 Estudar só o que gosta

     2 Deixar dúvidas para trás
  • 3 Mudar muito a alimentação

     4 Não parar para descansar

  • 5 Não criar um hábito
  • 6 Estudar com celular na mão

    7 Deixar o Facebook aberto

  • 8 Usar estimulantes 

  • 9 Usar provas muito antigas 

  • 10 Fazer anotações ruins


    Técnicas de memorização ajudam no estudo; confira 10 dicas para estimular sua memória



    Mariana Monzani
    Do UOL, em São Paulo

    Você já pensou em por que nós nunca esquecemos coisas que aprendemos quando criança? O ser humano aprende, preferencialmente, pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos.
    Mas na hora do estudo, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Decoreba funciona? Sim! Muitos alunos passam de ano decorando. É a melhor estratégia? Não! Perde-se tempo e confiança no processo”, considera Renato Alves, preparador mnemônico e autor do livro “Não Pergunte se Ele Estudou - Como Desenvolver nos Filhos o Interesse e a Motivação nos Estudos”.
    “É possível acelerar em até dez vezes o aprendizado utilizando ferramentas simples de memorização e pequenas mudanças de hábitos na rotina do aprendizado”, completa.

    Dez estratégias de memorização

    Foto 9 de 10 - Resumos e fichamentos são poderosos argumentos para a memória. "O ideal é o aluno prestar atenção, fazer a confirmação e, depois de explicar o conteúdo para si mesmo, ele pode escrever", afirma Renato Alves. O método deve ser "aula-cérebro-papel" Mais Rivaldo Gomes/Folhapress

    O erro mais comum

    “O estudante quer absorver todo o conteúdo numa leitura só. A leitura de um texto implica em uma segunda leitura. Essa releitura é que faz o aluno fixar o aprendizado. O erro mais comum é a falta de paciência”, aponta Alves
    O tempo para o estudante esquecer aquela informação é, em média, de três segundos, por isso um aluno que estudou o conteúdo superficialmente esquece rápido aquilo que leu.
    Usar estratégias mnemônicas na hora do estudo estimula o aprendizado e faz com que o indivíduo guarde aquele conteúdo na memória por mais tempo, seja por três semanas ou para o resto da vida.
    Elyzabeth Caetano, 34, gestora de recursos humanos, diz que os métodos de memorização ajudaram na hora de realizar a segunda graduação na universidade.
    “Entrei com duas semanas de atraso na faculdade e, naquela semana, haveria uma prova de direito previdenciário. Eu não dominava o assunto e tinha uma apostila de 80 páginas para estudar. Aprendi a técnica de resumo e fichamento e isso me ajudou a realizar uma leitura mais rápida e objetiva e reter o conteúdo em um curto período”, conta

    sexta-feira, 21 de setembro de 2012

    QUEREMOS UM NOME DECENTE PARA O MASCOTE DA COPA 2014

    Queremos um nome decente para o Mascote da Copa 2014



    Por que isto é importante

    A FIFA escolheu um júri formado por pouquíssimas pessoas e ofereceu como opções, para nome do Mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, as seguintes aberrações: Amijubi (Amizade + Júbilo); Zuzeco (Azul + Ecologia) e Fuleco (Futebol + Ecologia).
    Mas eles não estão sendo bem aceitos pelo público, portanto nós queremos participar desta escolha, afinal, a Copa será de todos nós e não apenas desse pequeno e pouco representativo júri.

    A votação dos três nomes já está online e precisamos agir rapidamente para que possamos participar. Passe esta petição para o maior número possível de pessoas. Se o Tatu-Bola foi escolhido justamente pela forma e pelo nome, por que o Mascote não pode se chamar simplesmente... Tatu-Bola?

    ACESSE  AQUI PARA ASSINAR A PETIÇÃO ON-LINE .

    quarta-feira, 19 de setembro de 2012

    Resultado preliminar do Exame de Ordem da OAB

    4.1. MACAPA
    240029277, Adirleide Greice Carmo De Souza / 240052978, Adlan Bismark Reis Da Silva / 240052499, Adriane Da Silva Oliveira / 240082362, Ahirana Praseres Serrão Dos Santos / 240004893, Alan Da Silva Amoras / 240070220, Alan Lira Guedes / 240103461, Alene Chagas Da Silva / 240102817, Allan Jorge Anaice Negrão / 240089950, Alline Alexandre De Lima Nascimento / 240128187, Alon Da Costa Aragão / 240093223, Aluisio Aragão De Souza Junior / 240037992, Aluizio Lobato Monteiro / 240022079, Amanda Silva Iúdice / 240068403, Ana Karoliny Freitas De Oliveira / 240058693, Anabella Pinheiro Luna / 240007703, Anderson Macedo Ferreira / 240029993, Andre Coelho Miranda / 240141947, André Luis De Oliveira / 240043658, Anna Carla Gonçalves Silva Oliveira / 240063483, Anna Karoline Picanço De Araújo / 240120760, Anselmo Alceu Antônio Ávila Ramos / 240044983, Antonio Carlos Costa Silva / 240109190, Antonio Carlos Miranda Maia / 240137404, Antonio Furtado Damasceno / 240095462, Arini Monteiro Damasceno / 240056843, Assunção De Maria Rocha Lima / 240102508, Áurea Uchôa Viana / 240051330, Brehmyn Klizman Siqueira Nazário / 240067219, Briani Cibely Araujo Souza Cunha / 240072873, Caio Lobato De Almeida / 240076230, Caio Tácito Mendes Cardoso / 240110511, Carina Ramos Corrêa Ribeiro / 240040869, Carla Castelo Mendes / 240131096, Carla Cristina Dos Santos Ramos / 240076199, Carla Helienai Miranda Santos / 240116154, Carlos César Braga Da Silva / 240049997, Carlos Eduardo Campos Mira / 240139919, Carlos Hailton Gomes Dos Santos / 240054465, Carmem Cristina Fonseca Pinto / 240005310, Celiane Janaina Da Silva Ramos / 240054106, Celson Filho Guerra / 240106633, Cindi Veridiana De Almeida Pinheiro / 240092799, Claudia Cristina Dias Da Silva / 240122119, Claudiano Do Carmo Garcia / 240082653, Clébia Fatima De Oliveira / 240002119, Cleiser Ruan Souza Dos Santos / 240053156, Cleonice Da Silva Nogueira / 240057357, Cleriston Mubarak Teixeira De Vilhena / 240119918, Clesio Castro Do Carmo / 240130663, Coaraci Vidal Brito / 240056570, Cristilene Teles Figueiredo Marinho / 240128428, Dagoberto Da Costa Lobato / 240057124, Daiana Tourinho Teixeira / 240097730, Damião Francisco De Oliveira / 240105916, Daniel De Freitas Martins / 240125440, Daniela Castro Valente / 240050047, Danielle Oliveira Barata / 240052100, Danielle Pinheiro Da Silva / 240056592, Dariane De Oliveira Moraes / 240043236, Darlita Daniela Ferreira Barros / 240016535, Dayane Silva Menezes / 240060670, Diego Guedes De Souza / 240129966, Dienny Dias Alves / 240116001, Doriedson Marques Costa / 240069545, Doris Day Carvalho Da Silva / 240114341, Edilene Tavares Dos Prazeres / 240099595, Edinaldo Fernandes Melo / 240120318, Edmundo De Souza Moura Filho / 240119207, Edson Reinaldo Do Carmo Alves / 240066515, Eduardo Maciel Nunes / 240089751, Elias Silva De Oliveira / 240095740, Eliberto Nery Farias Júnior / 240081651, Eliel Silva De Miranda / 240068322, Eliete Da Silva Correa / 240066257, Elizeu Alberto Costa Dos Santos / 240034185, Ellen Paula Coutinho Santana / 240133972, Elmes Rodrigues De Morais Junior / 240080385, Elson Dos Santos Serrao / 240020971, Emerson Lima Favacho / 240079440, Eneida Maria Galeao Quintas / 240131133, Enildo Santana Amanajas / 240034775, Erika Vaz Borges Sampaio / 240090051, Eulalio Modesto De Oliveira Neto / 240047537, Everson Marcon / 240137610, Evilásio Rodrigo Ferreira Da Costa / 240066567, Fernando Dos Santos Silva / 240012396, Flávia Wanzeler Carvalho / 240034928, Flavio Jose De Alencar Cunha Medeiros / 240078120, Francinele Souza Monteiro / 240121801, Francisco Joaquim Da Silva Filho / 240071218, Gabriela Solidade Barreto / 240143831, George Rafael Gomes Cardoso / 240121518, Geraldo Marques Pimentel / 240058980, Gilmara Carla Magalhães Bastos Fernandes / 240098590, Giselle Rodrigues Ramos / 240077826, Glaucia Gama Pennafort / 240030210, Gleeydi Kelly Côrtes Machado / 240019262, Gustavo Pereira De Andrade / 240036802, Heraclito Juan Saldanha Costa / 240080008, Herberth De Freitas Moreno / 240005404, Ina Gabriela De Sousa Andrade / 240081598, Inacarla Michelle Lopes De Abrantes / 240111823, Indira Rocha De Souza / 240046384, Isaías Corrêa Pereira Junior / 240014977, Jaciara Rayana Oliveira Monteiro Da Silva / 240037987, Jade Tavares Agra / 240004964, Jamile Ferreira Barbosa / 240126251, Jane Selma Almeida De Souza / 240065359, Jéssica Natália Conceição Da Silva / 240095716, Jhonatan Jones Oliveira Cardozo / 240116554, Jhonattan Roger Barbosa Queiroz / 240055848, Joaline Pâmela Do Carmo Nascimento Santos / 240126948, Joanice Loureiro Maciel / 240126636, João Bosco Chahini Melem / 240119403, João Marcos Da Silva / 240033160, Joelma Josefa Cardoso Dos Santos / 240129085, José Ardasse Monteiro / 240082316, Jose Carlos Da Silva / 240085071, Jose Luiz Fernandes De Souza / 240045640, Jose Mara Do Nascimento Barra / 240070294, José Ribeiro De Barros / 240064433, Jose Ribeiro De Oliveira / 240022415, José Vicente Rocha De Andrade Júnior / 240069985, Josimar Tavares Brito / 240060093, Josivaldo Marques Do Nascimento / 240025786, Joyson Felipe Barbosa Monteiro / 240080939, Juliana Maria Soares / 240020061, Juracy Da Silva Freitas / 240037096, Kamila Maia Nogueira Fernandes / 240134878, Karina Vanessa Ferreira De Souza Baia / 240110415, Laila Jordana Teles Soares / 240097951, Laina Marques Gaia / 240041155, Laiza Da Fonseca Cordeiro / 240052683, Lana Cristina Gemaque Diniz / 240024818, Leiliane De Cassia Navarro Cardoso Araujo / 240112381, Leonardo Do Nascimento Dos Santos / 240075174, Liliane Da Silva Braga / 240078807, Lincoln Silva Américo Filho / 240077225, Linda Marielle Lobato Hoalnda / 240056760, Lisangela Regina Oliveira Guimaraes / 240110016, Lívia Larissa Da Silva Martins / 240125282, Luan Igor Da Silva Lobato / 240061679, Luana Do Socorro Carvalho Da Silva / 240139366, Luciano Marba Silva / 240138777, Luciene Gomes De Oliveira / 240065906, Lúcio Barbosa Rodrigues / 240110545, Lucivaldo De Sousa Dias / 240039045, Lucivaldo Maciel Da Silva / 240033308, Luiz Fernando Tito Da Silva / 240095987, Manoel De Abreu Feitoza Filho / 240035071, Manoel Edi De Aguiar Junior / 240111334, Marcela Silva De Paiva / 240093807, Marcia Carvalho De Oliveira / 240127438, Marcio Douglas Moraes Amanajás / 240089285, Marcio Ricardo De Araújo Reis / 240094361, Marco Antonio Prestes Da Cunha / 240015104, Marcos Cesar Velho Da Silva / 240043957, Marcos Valerio Garcia Santana / 240049576, Maria Das Neves Da Rocha Pinheiro / 240106654, Maria Elizabete Freitas Cardoso / 240107650, Marilda De Oliveira Soares / 240108599, Marilene Dos Santos Nascimento / 240115734, Marileny Parente De Abreu De Castro / 240112985, Max Edson Monteiro Baía / 240058564, Mayra Danielly Lima Pereira / 240058997, Michelle Figueiredo Pessoa Facchinetti / 240017051, Michelly De Souza Mendes / 240029098, Micheylane Lima Mendes / 240035223, Náriton Alberto Ferreira Soares / 240101584, Nayane Vieira Monteiro / 240090128, Niara Silva Fonseca / 240031526, Nice Lene Da Silva Barros Dias / 240041099, Nowva Gazali De Morais Coutinho / 240046625, Nurilene De Jesus Dos Santos Sousa / 240036995, Odir Nascimento De Macêdo Filho / 240027635, Otoniel Sousa Figueredo Filho / 240019731, Pablo Amilcar Furtado Mendonça / 240099219, Patricia Helayne Da Trindade Pires Da Costa / 240093820, Patrícia Miranda Negrão Do Monte / 240101337, Patrick Anderson Pereira De Souza / 240099047, Paula Alyne Mafra Do Nascimento / 240093416, Paula Ariana Barreto Dos Santos / 240003341, Paulo Araújo De Oliveira Filho / 240065736, Paulo Roberto Mira Martel / 240017608, Pedro Barbosa De Souza / 240025060, Pedro Glaube Batista Pacheco / 240047748, Pedro Paulo Da Silva Costa / 240064580, Pedro Paulo Monteiro Lobo / 240104358, Petronio Luis Gomes Junior / 240040559, Polyana Pimenta Bueno Jacob / 240118223, Rafaela Dantas Lima / 240043100, Raimunda Luiza Pereira Góes Ibiapino / 240067277, Raimundo Rodrigues Dos Santos / 240126785, Ramon Oliveira Lopes / 240059305, Reginaldo De Souza Silva / 240032043, Reginaldo Nascimento Da Silva / 240125400, Rejane Dias De Queiroz Da Justa / 240087065, Renata Caroline Viana De Sousa / 240051731, Renata Pantoja Santos / 240131443, Rialdo Valente Freire / 240074612, Rildo Rodrigues Amanajas / 240124260, Rita De Cacia Da Silva Coelho Amoras / 240103056, Robson Allan Lima Barbosa / 240083292, Rodolfo Dos Santos Juarez / 240128137, Rodrigo Monteiro De Souza / 240093020, Rodrigo Neves Silva / 240096154, Romanti Ezer Morais Costa Ramos / 240018811, Romulo Antonio Mendes Simoes / 240025312, Rosangela Shirley Fernandes Da Rocha / 240046392, Ruani Késia Araújo Da Silva / 240094345, Ruth Helena Rodrigues Monteiro / 240078375, Samuel Bastos Macedo / 240047682, Sandra Regina Nogueira De Lima Soares / 240030953, Sebastiao Clessio Alfaia Da Trindade / 240065572, Sérgio Cardoso De Oliveira Júnior / 240109987, Sérgio Henrique Cavalcante Melo / 240047940, Sigismaria Pinho Leite / 240120499, Simone Sarmento Da Silva / 240030997, Socorro Martins Ferreira / 240077052, Socorro Ramos Da Silva Lima / 240058966, Solane Soraia Coutinho Carvalho / 240125619, Solângelo Fonseca Da Costa / 240130350, Sonia De Lourdes Maia Santana / 240109250, Tallitta Klare Cambraia De Castro Dias / 240041869, Tatiane Pimentel De Lima / 240035226, Thiago Cabral Oliveira / 240034771, Valdevan Ferreira Barbosa / 240078107, Valeria Silva Dos Santos Jaques / 240061440, Vanessa Amanajas Da Costa / 240137918, Verna Yokono Sousa / 240118155, Wagner Fernando Da Silva Junior / 240073570, Wagner Leonardo Dos Santos. 




    Parabéns aos nossos egressos e acadêmicos do 9 e 10 semestre que lograram aprovação.







    ACESSE nA Revista do Instituto do Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidadede Lisboa(PORTUGAL) ...

    Nº 2 (2012)

    Capa / Índice - PDF
    Célia Barbosa Abreu, "O Direito Privado na Transição do Neoconstitucionalismo para o Constitucionalismo Internacionalizado" - 605
    Maurício Bunazar, "Taxonomia da Sanção Civil: Para Caracterização do Objeto da Responsabilidade Civil" - 639
    Cássio Benvenutti de Castro, "(In)Disponibilidade Na Ação Penal Pública" - 651
    Arthur Pinheiro Chaves, "O Direito à Segurança Alimentar no Brasil" - 705
    Marianna Chaves, "O Reconhecimento das Uniões Homoafetivas pelo Supremo Tribunal Federal Brasileiro e a Questão do Ativismo Judicial" - 739
    Beatriz Souza Costa & Elcio Nacur Rezende, "Meio Ambiente do Trabalho e a Saúde  do Trabalhador na Mineração Brasileira" - 759
    Daniel Sica da Cunha, "A Homologação de Sentença Estrangeira no Brasil" - 793
    Marcos Ehrhardt Júnior, "Acertos e Desacertos do Processo de Constitucionalização dos Direitos: Uma Reflexão sobre os Perigos da Ubiquidade Constitucional no Direito Civil Brasileiro" - 833
    Celso Antonio Pacheco Fiorillo & Renata Marques Ferreira, "Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro" - 867
    Guilherme Flores & Ricardo Stanziola Vieira, "Expectativas da Governança Socioambiental na Política Brasileira de Resíduos Sólidos. Reflexões sobre a Sustentabilidade e as Consequencias da Globalização na Geração de Resíduos" - 911
    Adriano Marteleto Godinho, "Diretivas Antecipadas de Vontade: Testamento Vital, Mandato Duradouro e sua Admissibilidade no Ordenamento Brasileiro" - 945
    Felipe Arady Miranda, "A Universalidade das Normas Internacionais sobre Direitos Humanos" - 979
    Damião Alexandre Tavares Oliveira, "Dignidade da Pessoa Humana, Cuidados Paliativos e Ortotanásia: A Visão de um Juiz" - 1013
    Adir Ubaldo Rech, "O Valor Econômico e a Natureza Jurídica dos Serviços Ambientais" - 1043
    Ana Carolina de Faria Silvestre, "A Necessidade de (Re)Pensar a Realização do Direito em Tempos de Protagonismo Judicial – Um Percurso Possível em Busca de uma Reflexão Refundadora de um Novo Sentido" -1073
    António Augusto Gonçalves Tavares, "Regionalismo e Integração, Reflexões sobre o Processo Evolutivo do Mercosul e sua Inspiração no Modelo da União Européia" - 1099
    Carlos Geraldo Teixeira, "O Controle da Convencionalidade das Leis pelo Poder Judiciário" - 1127
    Fabiano Haselof Valcanover, "A Objetivação do Recurso Extraordinário. Aspectos Constitucionais 
    Controvertidos da Inovação no Sistema Recursal Brasileiro" - 1175

    Clique nos números para acessar os artigos.

    Pós-Graduação em Processo no CEAP

    Não perca a oportunidade! Na pós-graduação em Direito Processual vc estuda da Teoria Geral do Processo e todos os assuntos processuais: Processos Penal, Civil, Administrativo, Trabalhista, Tributário. Além disto vc também se qualifica para ministrar aulas no nível superior. As faculdades hoje somente contratam, no mínimo especialistas. Matriculas até sexta-feira.
    O CURSO DE DIREITO DO CESP FOI AVALIADO COM NOTA 4. PELO MEC/INEP

    quinta-feira, 13 de setembro de 2012

    Direto do blog do Noblat no globo.com

    GERAL

    O grande silêncio, por Luis Fernando Veríssimo

    É sempre bom investigar a origem dos fatos e das palavras. Você pode descobrir coisas surpreendentes. Por exemplo: o final abrupto de uma frase de jazz moderno, vocalizado, soava algo como “be-ree-bop”. É daí que vem o nome do novo estilo de tocar jazz, “bop”.
    O “biribop” foi usado numa música brasileira que falava da influência do novo jazz no samba — “eba biribop”, lembra? — e não demorou para que o “biribop” do samba se transformasse em “biriba” e acabasse sendo o nome do cachorro mascote do Botafogo, segundo alguns um dos maiores responsáveis pela boa fase do time na época — e nome de um jogo de cartas.
    Hoje quem joga biriba (ainda se joga biriba?) não desconfia que tudo começou nos clubes de Nova York, onde alguns músicos faziam uma revolução que não tinha nada a ver com o baralho.
    A procura de origens pode levar por caminhos errados, é verdade. Ainda no campo da música: quando a bossa-nova começou a ser tocada nos Estados Unidos uma das curiosidades dos nativos era o significado do termo “bossa”.
    Quem procurou num dicionário leu que “bossa” era a protuberância nas costas de um corcunda, não podia estar certo. Aí alguém se lembrou de um LP gravado pelo guitarrista Laurindo de Almeida nos Estados Unidos anos antes, junto com três americanos, um saxofonista, um baterista e um contrabaixista, que incluía ritmos brasileiros. E surgiu a teoria que o disco do Laurindo de Almeida teria sido muito ouvido no Brasil e a marcação do baixo nos sambas muito impressionara os músicos locais.
    Claro, “bossa” era uma corruptela de “bass”, contrabaixo em inglês. Tudo esclarecido. (Não foi a única injustiça que fizeram com o João Gilberto, o verdadeiro criador da batida da bossa. Ainda inventaram que ele roubara o jeito de cantar do Chet Baker.)
    Mas tudo isto, acredite ou não, tem a ver com o mensalão. Ouvi dizer que a origem do esquema que está sendo condenado no Supremo é uma eleição em Minas que envolveu alguns dos mesmos personagens de agora, só que o partido favorecido foi o PSDB.
    Se a origem é esta mesma, ou — como no caso da origem da bossa-nova — há um mal-entendido, não sei. Mas não deixa de surpreender a absoluta falta de curiosidade, da grande imprensa inclusive, sobre esta suposta raiz de tudo. Só o que há a respeito é um grande silêncio.
    O barulho com o esquema precursor mineiro ainda está por vir ou o silêncio continuará até o esquecimento? É sempre bom investigar a origem dos fatos e das palavras. Inclusive porque dá boas histórias.


    Vagas de estágio

     HAGEU  Lourenço
    Aos acadêmicos de direito:
    AMORIM & LOURENÇO (Av. General Gurjão, 414, Centro, Macapá/AP)
    VAGA PARA ESTAGIO EM ESCRITORIO DE ADVOCACIA
    Interessados enviar currículo para:
    secretaria.aladvogados@tvsom.com.br
    administradora.aladvogados@tvsom.com.br
    Contato: 3223-4440/8129-0200

    quarta-feira, 12 de setembro de 2012

    Inscreva-se para participar do DEBATE POLÍTICO COM OS CANDIDATOS A PREFEITO DE MACAPÁ

    O Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP e o Colégio SEAMA promovem dia 19.09.2012, às 19 horas, no Centro de Convenções do CEAP, um dsebate com os candidatos a prefeito de Macapá. Inscrições gratuitas para os acadêmicos de Direito na sala da Coordenação do Curso. Vagas limitadas. Valerá como Atividades Complementares. Perguntas podem ser feitas por escrito e entregues na CODIR até segunda-feira. Os temas em debate serão Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cidadania, Trbalho, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública e Trânsito.

    quarta-feira, 5 de setembro de 2012

    Aviso

    Atenção acadêmicos do 5º DIV:

    Amanhã, dia 06/09, haverá uma troca de horários: Nos 1º e 2º horários o Profº Milton Corrêa ministrará aula e nos 3º e 4º horários quem assume a aula é o Profº Helder Ferreira. Frise-se que esta troca ocorrerá somente no dia de amanhã.

    A CooDir.

    Aviso

    Atenção acadêmicos do 4º DIV:

    Amanhã a Profº Paola Santos não ministrará aula uma vez que estará ausente. Em virtude disso, o Profº Helder Ferreira antecipará a aula.

    A CooDir.

    terça-feira, 4 de setembro de 2012

    Livro eletrônico disponível gratuitamente

    Estimados colegas e amigos, professores de Direito Ambiental,


    Aproveitando um PIBIC na PUCPR fiz um livro eletrônico, com as alunas Ivy  Morais e Thanmara Amaral sobre  O PODER JUDICIÁRIO NO REGIME MILITAR (1964-1985, sem nenhum intuito de lucro e publicado gratuitamente na internet.
    Como vivi aquela época e atuei na área do Direito nas mais diversas posições, achei que deveria escrever, pois as pessoas tem visões absolutamente díspares e muitas equivocadas.
    Não se trata de um livro de Direito Ambiental, mas, de qualquer forma, pode ser incluído no patrimônio histórico, pois, além da minha manifestação e das alunas, contém análise de jornais da época, músicas, decisões judiciais, entrevistas com quem sentiu o regime de perto.

    Para acessar o livro eletrônico, é preciso que  computador tenha o programa Adobe digital, que pode ser instalado através do link:

    http://www.adobe.com/products/digitaleditions/

    Para o Ipad não precisa deste programa, pode entrar direto. e o download  do livro no link está em:

    https://simplissimo.box.com/s/aa1345323dc3452b0189


    Um grande abraço a todos,

    Vladimir Passos de Freitas