sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como ser bem sucedido nos estudos

Prof. Gilberto T. Suzuki – UNAMA professorsuzuki@gmail.com
Artigo adaptado por Elizabeth  Magno, Coordenadora Pedagógica do CEAP.

Se você parou para ler este artigo, parabéns, este é o primeiro requisito para ser bem sucedido, ou seja, estar interessado em alcançar o êxito acadêmico.
Devemos entender que nem sempre boas notas representam o sucesso nos estudos. Infelizmente existem alunos que utilizam a “cola” e assim obtêm a nota desejada. Nesta situação, nota não é sinônimo de conhecimento.
Ser bem sucedido nos estudos significa assimilar os conceitos da sala de aula, e saber como aplicá-los de forma eficiente e eficaz, significa estar se preparando para ser um profissional competente no mercado de trabalho.
Vejamos algumas dicas úteis:
1  Assista às aulas. Preste atenção às explicações do professor.
2  Seja um aluno ativo dentro e fora da sala de aula
3  Pergunte quando não estiver entendendo a matéria. Muitos alunos ficam com vergonha de perguntar. Ninguém nasceu sabendo. Perguntar é um direito seu como aluno. Pergunte. Você pode ter certeza de que outros colegas também prestarão atenção à explicação do professor.
4  Mantenha o canal de comunicação com o  professor sempre aberto, e não interprete as observações que ele lhe faz como algo pessoal.
5  Faça uma pequena revisão todos os dias.
6  Escreva um resumo da matéria para se ter uma visão geral.
OBS: Descubra a maneira que mais contribui para que sua mente retenha as informações estudadas: se é escrevendo, falando, dialogando, etc.
7  Se a matéria é de cálculo, faça muitos exercícios. A primeira etapa consiste em tentar fazer sozinho, se você não conseguir, não se preocupe, olhe no caderno e tente descobrir qual foi sua falha. Faça o exercício até você assimilar todos os passos e conseguir completar o exercício sem olhar para o caderno.
8  Procure ler além das matérias em sala de aula, aprimore seus conhecimentos. Leia revistas especializadas, jornais, internet, etc.
9  Estude não somente as matérias, mas também estude o professor, preste atenção no seu estilo de aulas e de avaliação.
10  Procure ajudar o colega que está tendo dificuldades. Você terá dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, o seu colega ficará muito feliz e em segundo lugar, você solidificará seu conhecimento.
11 Seja uma pessoa organizada, monte um cronograma de atividades semanais e procure cumprir o que foi planejado.
12 Elimine o pessimismo, e  adote uma atitude positiva diante dos desafios encontrados no caminho do aprendizado
13  Pratique alguma atividade física. Deve haver uma harmonia entre a mente e o corpo.
14  Tenha momentos de lazer, afinal ninguém é de ferro.
15 Estudo nunca é demais e a cada vez que você ler, escrever, acessar, revisar o conteúdo encontrará dados novos nos quais não reparou da primeira vez.

Para ser bem sucedido não adianta querer apenas, é necessário ter objetivo, organização, prioridade e com certeza você terá êxito.

2 comentários: